quarta-feira, 25 de março de 2009

Depoimento colhido na Internet

A reconstrução da UNE foi um marco. Não teve AI-5, nem general que conseguiu impedir o congresso de reconstrução em Salvador. Ali, nos braços do povo baiano, milhares de estudantes fizeram a festa. E que a policia tentasse algo contra. Iriam ter que acabar com a população da cidade, que apoiou abrindo portas e janelas para hospedar os participantes.
Vendo que a maré não estava prá peixe, os repressores haviam mudado a tática. Tentaram deter os líderes antes que eles chegassem a Salvador. Até listas negras foram distribuídas em aeroportos. A ordem era obstruir, deter, atrapalhar. Pelo menos foi o alerta chegado aos estudantes.
Barreiras policiais foram montadas na fronteiras entre os estados. Não adiantou. Todo mundo chegou lá. Os líderes de Pernambuco, por exemplo, foram levados por voluntários insuspeitos e desconhecidos das fichas policiais em seus automóveis particulares. Enquanto a policia vasculhava os ônibus com os delegados representantes a caminho, a liderança passava livremente as barreiras, dando sinais aos companheiros nos ônibus inspecionados, que após liberados seguiam gritando o refrão: Povo e soldado estão do nosso lado! O congresso foi um duro golpe na ditadura e foi uma farra.
Texto publicado pelo site ABK NET em 19/07/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário