sábado, 4 de abril de 2009

Instalações do Congresso



Esta imagem mostra a precariedade das instalações onde ocorreu o Congresso, a ausência de proteção nas escadas, os tapumes de madeira bloqueando uma possivel queda no vazio do vão central do que seria o Centro de Convenções de Salvador, cedido pelo então governador Antonio Carlos Magalhães.
Outra ironia do periodo. Aquele local parecia uma provocação do tipo:
Quer fazer, então é assim, precario e sem proteção, permitido mas ameaçado, autorizado mas vigiado e reprimmido.
Mas quem saiu vitorioso foi quem acreditou em um novo tempo.

terça-feira, 31 de março de 2009

A Praça é do Povo



Em Salvador, durante o tempo que durou o Congresso, não só a Castro Alves, mas todas as praças eram do povo e principalmente dos estudantes congressistas. Era ironica a contradição do visual urbano, quase surrealista.
Nas ruas a policia comum e a do exercito se exibiam ostensivamente, a primeira com suas viaturas tenebrosas e a outra com metralhadoras, câes e até veiculos de combate, tudo para intimidar o que já não tinha nenhum pudor.
Os jovens, cabelos longos, barbas, jeans, camisetas, sem camisa, sem lenço, sem documento, mas a cabeça cheia de idéias circulavam livremente pela cidade sob o sorriso do povo e a carranca dos militares.
Na foto, após a chegada a Salvador os estudantes se concentravam na praça, em frente a sede do PMDB, aguardando um alojamento.