sábado, 16 de maio de 2009

Teatro Interrompido




Conforme terminavam seu almoço, as delegações retornavam ao plenario e começavam a exigir a retomada dos trabalhos, pois muito havia para ser discutido e encaminhado.
Assim, a peça " A UNE somos nós, a UNE é nossa voz" acabou interrompida antes do final.
Mas, não pense que este recesso foi improdutivo. Durante ele muitas articulações aconteceram, e o retorno aconteceu com muitas questões conchavadas entre as diversas tendencias do movimento.
Estava para começar a fase de defesas das propostas e finalmente as votações.

Teatro




Uma vez organizado o plenario decidiu-se por um intervalo para almoço e apresentação de duas peças teatrais.
A primeira montagem organizada pelo grupo de teatro da UEE SP contava a historia da UNE e fazia criticas ao governo militar e o imperialismo norte americano.

Certo Tumulto



Esse atraso foi decorrente da confusão provocada por essa proposta de organização, que separava as tendencias e agrupava as delegações por estado, o que causou algumas resistencias.
O impasse só foi resolvido pelo surgimento de lideranças independentes e espontaneas no meio do tumulto, como a do companheiro Carlos Mello da Fiam, que com seu carisma ajudou a concluir o processo.

Pondo Ordem na Casa



A segunda providencia do dia foi organizar a plenaria por delegações. A forma encontrada pela Comissão Pró UNE de identificar os delagados com direito a voto e impedir votos de pessoas estranhas às delegações.
Evidente que tudo isso causou polêmica e atraso nos trabalhos, que só puderam ser iniciados perto do meio dia.

Quarta Feira, 30 de maio de 1979


Depois da desgastante experiencia do dia anterior, quando as discussões nos grupos se alongaram mais que o desejado, impedindo a consolidação de propostas e a formulação de relatorios conclusivos, os congressistas amanheceram dispostos a impedir conchavos de cúpula e a manipulação dos votos do plenário.
Fazendo valer a voz da maioria foi reduzida a pauta para quatro questões:
Carta de Principios, Estatutos, Lutas e Eleições.