sábado, 28 de março de 2009

Centro de Convenções



Todos os cantos do inacabado Centro de Convenções de Salvador serviam para acomodar os congressistas, todos sabendo fazer a hora e não esperando acontecer.
As escadarias, sem qualquer proteção, eram pontos privilegiados pela ampla visão da mesa do Congresso.
A verdade é que as acomodações eram péssimas, com a maioria dos presentes sentados no chão, mas de lá ninguem saia sem ver reconstruida a entidade que serviu de vanguarda na resistência ao golpe militar em 1964, que insistiu bravamente durante quatro anos na contestação do regime.
Era 1968 e o AI-5 colocava na clandestinidade a representação estudantil. Dai até 1971, seus dirigentes abnegados usavam nomes falsos e dormiam em onibus para não serem presos.
E então a UNE desapareceu junto com Honestino Guimarães, seu ultimo presidente.
Mas em 1973, na Usp, o que parecia morto já renascia.
E em 1979 se conquistava a obrigação de reconhecer a entidade como vanguarda na defesa do fim do regime militar, ao empunhar publicamente a palavra de ordem:
"Abaixo a Ditadura"

Um comentário:

  1. Muito bom esse site. Eu participei da reconstrução da UNE em 79 e digo que foi um grande aprendizado de ciadania (termo que na época não tiha muito sentido). Tenho algum material que em breve estarei postando nesse site (se for permitido).

    ResponderExcluir