segunda-feira, 20 de abril de 2009

1978 Movimento Sindical volta as ruas



Não era sem razão que o pensamento de esquerda comemorasse a volta das greves metalurgicas dez anos depois de Osasco. Afinal, o agente certo da transformação politica voltava a cena e com isso retomava seu papel de vanguarda.
Ainda não havia caido o muro, ainda não havia quem decretasse o fim da história, Fidel continuava firme e forte, o neo liberalismo e a globalização estavam em gestação.
Viriam substituir a guerra fria e as politicas de segurança nacional.
Mas enganava-se quem acreditava que os estudantes iriam desaparecer do enredo politico. A prova estava no Congresso de 1979 e no inicio de 1980, quando os lideres do movimento sindical do ABC, Lula e Zé Maria foram presos, a UNE se mobilizou pela libertação deles, apoiou as greves e realizou manifestos de solidariedade.

Um comentário:

  1. Bom dia Rene, me chamo Anderson e trabalho com o deputado Adão Villaverde do PT/RS, estou entrando em contato contigo pq no dia 26 de maio o deputado estará realizando uma homenagem aqui no parlamento em homenagem aos 30 anos de reconstrução da UNE, gostaria de entrar em contato contigo para conversar sobre o evento e te convidar.
    anderson.santos@al.rs.gov.br
    Aguardo teu contato.
    Abraços.
    Anderson

    ResponderExcluir